Quer comprar uma caminhonete? ou uma picape? ou então, uma camioneta? Você sabe qual é a diferença entre esses tipos de veículos? Neste post trouxemos várias dicas que vão lhe ajudar a entender o que é, e quais são os tipos, modelos e marcas mais baratas vendidas aqui no Brasil. Confira!
Os veículos de grande porte costumam ser os favoritos dos norte-americanos, e estão fazendo muito sucesso por aqui. E não é para menos! Segundo dados da Fenabrave, as vendas dessas categorias vêm crescendo ano a ano e parece que a tendência veio para ficar.
Está em dúvida a respeito de quais são os tipos e modelos das caminhonetes, picapes ou camioneta? Os detalhes do projeto desses veículos variam significativamente, e nacionalidades diferentes parecem se especializar em diferentes estilos e tamanhos desses veículos.
Embora as caminhonetes, picapes e camioneta inicialmente tenham sido desenvolvidas para transporte de cargas, muitas famílias vêm adquirindo esses veículos, principalmente pela sua robustez e confiabilidade.
A principal característica desses tipos de veículos, é o transporte de cargas, que em alguns modelos, suportam mais de uma tonelada.
Desde versões mais compactas como a Fiat Strada até modelos gigantescos como a Dodge Ram 2500, esses veículos normalmente possuem motores muito fortes e preparados para enfrentar obstáculos que outros automóveis jamais conseguiriam.
Considera-se uma caminhonete o veículo que possui uma cabine para o motorista mais dois passageiros e uma carroceria traseira para o transporte de carga, até um peso bruto total de 3.500Kg. Passando desse peso, o veículo é considerado caminhão, cuja categoria de habilitação passa a ser “C”.
Na classificação de caminhonetes estão as “picapes”. Que quer dizer a mesma coisa que caminhonete, é um tipo de carroceria de veículo automotor destinado a carga, segundo o CTB (Código de Trânsito Brasileiro). Significa: “pequeno caminhão”, pois passageiros e cargas são transportados em compartimentos separados.
Com isso, esse modelo é um veículo com a parte superior traseira aberta, que está quase sempre separada da cabine para permitir a flexão do chassi ao transportar ou puxar cargas pesadas.
Considera-se camioneta um veículo destinado ao transporte de passageiros e de carga no mesmo compartimento. A partir do quarto ocupante, o veículo passa à categoria de misto, ou seja, é considerado camioneta. Como exemplo temos, a MITSUBISHI PAJERO, BLAZER, e FORD EXPLORER, todos esses veículos são considerados camionetas.
Contudo, como vimos, a camioneta pode transportar até sete passageiros com bastante conforto.
Por outro lado, a caminhonete/picape mesmo nas versões com cabine dupla ou estendida, costumam levar entre duas e seis pessoas no máximo.
Portanto, se a sua família for grande, as caminhonetes/picapes talvez não sejam a melhor opção.
Independentemente do modelo de carro que você tem interesse em comprar, é muito importante conhecer as suas principais características, a forma como o veículo vai ser usado e, principalmente, suas reais necessidades.
Com isso, as caminhonetes/picapes e camionetas, trazem propostas diferentes, ainda que ambos sejam considerados utilitários.
Agora que você já conhece as principais características e diferenças entre as caminhonetes/picapes e camioneta, está na hora de ver algumas marcas e modelos mais baratas vendidas no Brasil.
Antes de apresentarmos a nossa lista de caminhonetes/picapes mais baratas vendidas aqui no Brasil, vamos a algumas dicas.
Primeiramente, por esses veículos serem considerados de trabalho e estarem sujeitos a muitas situações de risco como roubos e acidentes, o seguro das caminhonetes/picapes podem ter valores maiores, se comparadas a carros populares.
Em segundo lugar, embora esse tipo de carro seja bem resistente, os amortecedores e demais componentes da suspensão sofrem desgaste e a troca raramente é barata. Faça um bom planejamento financeiro e veja se essas despesas cabem em seu orçamento.
Por fim, esteja muito atento aos custos relacionados a sua nova caminhonete/picape. Além do valor de compra, é preciso avaliar os gastos com manutenção, seguro, combustível e impostos, entre outros.
As dicas apresentadas foram úteis? Então, veja quais são as caminhonetes mais baratas do mercado, e aproveite!
O mercado de caminhonetes no Brasil é bem desenvolvido e diversificado. Com isso, é possível encontrar desde caminhonetes/picapes menores e derivadas de veículos de passeio até carros maiores e mais robustos. Nesta lista você viu modelos de vários portes e marcas. Certamente, uma dessas caminhonetes vai combinar com seu estilo e bolso.
Vamos agora a uma lista das caminhonetes mais vendidas no ano de 2019
Contudo, somente os 3 primeiros modelos do ranking de caminhonetes/picapes mais vendidas somaram, juntas, 16.667 unidades emplacadas, sendo a Fiat Strada a mais vendida até maio de 2019.
Por isso, na hora de comprar uma caminhonete, e fazer valer cada centavo deste investimento, antes de escolher o melhor modelo, é imprescindível colocar no papel todas as situações à qual a caminhonete será submetida. Um modelo 4×4 que nunca sairá da área urbana, por exemplo, talvez não seja a melhor escolha.
Comprar um veículo com capacidade de 500 kg para carregar 700 kg também é prejuízo na certa, porque em algum momento você vai acabar pagando a conta pelo excesso de peso.
Para uso comercial prefira caminhonetes com motor a diesel
Apesar de mais caro, o motor a diesel é mais eficiente, econômico e robusto, ideal para as jornadas pesadas de trabalho. Ele também é a melhor opção quando a intenção é proteger seu patrimônio, pois a durabilidade do veículo a diesel é ainda maior.
Na categoria picapes médias e grandes, temos alguns modelos com motor a diesel, a Fiat Toro, a Toyota Hilux, a Chevrolet S10 e a Ford Ranger são alguns exemplos de caminhonete com motor a diesel.
Por fim, vamos deixar aqui também, uma lista com 4 modelos de Camioneta.
O que você achou? Gostou da matéria? Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo Catarina Carros aqui no blog e nas nossas redes sociais:
Facebook (facebook.com/catarinacarros)
Instagram (instagram.com/catarinacarros)
Twitter (twitter.com/CatarinaCarros)
YouTube (youtube.com/catarinacarros)
Comente e compartilhe com os seus amigos!